Brasil, São Paulo - Colégio Magno

Descrição

Colégio Magno / Mágico de Oz - São Paulo / Brasil

 

Professor: Roberto Schkolnick

 

Email: beto@colmagno.com.br

 

 

BRINCADEIRA CANTADA: LAVADEIRA

 

ORIGEM:

Canto de trabalho das lavadeiras do Pará. Encontrada também em outras regiões do Norte e Nordeste do Brasil.

Comunidades ribeirinhas da região Norte do Brasil - Pará e Amazonas. Tem-se notícias que essa música também possui uma versão específica cantada pelas crianças de Minas Gerais.

Provavelmente a origem dessa brincadeira foi elaborada pelas próprias mulheres lavadeiras, que nos seus afazeres diários costumam cantar durante o trabalho doméstico.  O ato de lavar as roupas na beira do rio geralmente é realizado em grupo, de forma coletiva.

 
 
 
 

Como se Brinca

 

COMO SE BRINCA:

As crianças fazem uma série de gestos e movimentos conforme o enredo e letra da canção sugerem. Os movimentos são característicos do ato de lavar as roupas na beira do rio. Por exemplo, no verso lava, lava lavadeiraas crianças fazem o gesto de enxaguar a roupa; ou no verso dobra, dobra, lavadeira, as crianças gesticulam o movimento de dobrar a roupa; e assim sucessivamente.

 

ÁUDIO:

 

VÍDEO:

 

 

LETRA DA MÚSICA:

LAVADEIRA

 

O SOL VEM NASCENDO ALI

EU VI UMA VELHINHA ASSIM

COM A TROUXA DESTE TAMANHO

E A ÁGUA PEQUENININHA

LAVA, LAVA, LAVADEIRA

QUANTO MAIS LAVA MAIS CHEIRA

 

BATE, BATE, LAVADEIRA

QUANTO MAIS BATE MAIS CHEIRA

 

TORCE, TORCE, LAVADEIRA

QUANTO MAIS TORCE MAIS CHEIRA

 

SECA, SECA, LAVADEIRA

QUANTO MAIS SECA MAIS CHEIRA

 

DOBRA, DOBRA, LAVADEIRA

QUANTO MAIS DOBRA MAIS CHEIRA

 

PASSA, PASSA, LAVADEIRA

QUANTO MAIS PASSA MAIS CHEIRA

 

GUARDA, GUARDA, LAVADEIRA

QUANTO MAIS GUARDA MAIS CHEIRA

 

 

PARTITURA:


 
 
 

Conteúdo

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A BRINCADEIRA:

(USO PEDAGÓGICO!)

 

 

REGISTRO DOS ALUNOS (IMAGENS):

LIVRO DIGITAL:

https://www.yumpu.com/pt/document/view/31910128/cantando-pelo-mundo

 

 

 

SITE EDUCAR PARA CRESCE - MÚSICA DA SEMANA - 22/07/2014

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/serie-musica-semana-742719.shtml#40

 

POR ISADORA BERTOLINI

 

Desde que a sociedade colocou os interesses financeiros em primeiro lugar, o meio ambiente vem sofrendo as consequências. Não é à toa que as mudanças climáticas que vivemos vêm afetando diretamente nossas vidas. Recentemente, uma crise hídrica causada principalmente pela falta de chuva vem comprometendo o abastecimento de água de alguns estados brasileiros, como na região Sudeste e Nordeste. Para conversar sobre essa crise, vamos partir de uma canção popular entoada no Pará, chamada Lavadeira. O vídeo foi produzido pelo professor de música Roberto Schkolnick, do Colégio Magno, com alunos do 1º ano do Fundamental 1, em São Paulo.

 

Apesar da região Norte não ser diretamente afetada pela crise atual, as lavadeiras da canção teriam que economizar cada vez mais água. "Lavar roupa, a casa, o carro ou nós mesmos no banho - todas essas atividades deverão ser repensadas frente a crise hídrica atual, em qualquer região do país", explica o professor de geografia Augusto Sansi, da Escola Nane, em São Paulo. "A água se mostra novamente como bem precioso que mais precisa ser preservado, já que o ciclo das chuvas está fortemente afetado", completa. Nesse ano, os reservatórios hídricos receberam menos da metade do esperado em reabastecimento pelas chuvas, afetando principalmente o reservatório do Sistema Cantareira, em São Paulo, e o Rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais e passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

 

Frente a esse cenário, casas já apontam para a falta de água em alguns períodos do dia. "É uma medida desesperada, visto que não houve planejamento para lidar com essa crise, mesmo que ela tenha sido prevista", explica Augusto. "A utilização do volume morto, ou seja, aquele abaixo dos níveis de captação, e a água de reuso, ou tratamento da água de esgoto para consumo, são outras ainda mais preocupantes".

 

Para o próximo verão, as estimativas são otimistas: é possível recuperar parte das reservas, se mais medidas públicas otimizarem a distribuição de água e se houver uma política de racionamento. Como você estimula o seu filho a economizar água? Já pensou se você mesmo dá um bom exemplo e revê as suas atitudes? Chamamos lavadeiras, lavadores, e todos os brasileiros para se unir a essa causa: racionalize o uso da água!



           

 
 
 
Deixe seu comentário
Nome:  Patricia Stetner
Mensagem: Adorei, também estamos preparando nossos alunos para a nossa brincadeira.



De:   





Mensagem: