Brasil, Minas Gerais - COLÉGIO NACIONAL

Descrição

COLÉGIO NACIONAL - UNIDADE ITUIUTABA - MG

 

MÁRCIA HELENA SILVA DE MOURA - COORDENADORA PEDAGÓGICA

 

Email: marcia.moura@nacionalnet.com.br

 

 

BRINCADEIRA CANTADA: CANTIGAS E BRINCADEIRAS: VARIAÇÕES DE ESCRAVOS DE JÓ

 

ORIGEM:

Versão popular da Região Sudeste Escravos de Jó (versão "tira, põe")

Escravos de Jó, jogavam caxangá. Escravos de Jó, jogavam caxangá Tira, põe, deixa ficar... Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá Variações de outras Regiões Versão popular da Região Centroeste Escravos de Jó (versão Zé Pereira) Escravos de Jó, jogavam caxangá, Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar... Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá. . Escravos de Jó (versão Zambelê) Escravos de Jó, jogavam caxangá, Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, põe, deixa o Zambelê ficar... Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá. Escravos de Jó (versão Cão Guerreiro) Escravos de Jó, jogavam caxangá, Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, bota, deixa o cão guerreiro entrar... Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá. Versão popular da Região Norte Escravos de Jó (versão "vamos a Belém") Escravos de Jó, jogavam caxangá, Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, bota, vamos a Belém, que vai que vem... Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá.

Origem Mas você sabe quem era Jó?
Por que ele tinha escravos?
Que jogo caxangá é esse?
Jó é um personagem bíblico do antigo testamento que possuía uma grande paciência. Dai a expressão "Paciência de Jó".
Segundo a Bíblia, Deus apostou com o Diabo que Jó, mesmo perdendo as coisas mais preciosas que possuía (filhos e fortuna) não perderia a fé.
Daí para frente é só mistério. Nada indica que Jó tivesse escravos. O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda.
Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam para despistar os capitães-do-mato. O significado de caxangá é ainda mais misterioso. Segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”. Já para o Dicionário do Folclore Brasileiro é um adereço usado pelas mulheres alagoanas. A palavra também já foi associada aos saquinhos utilizados no contrabando de sementes para as senzalas. Tudo indica que, de boca em boca, o significado da palavra, ou até mesmo a composição dos versos, tenha sido muito modificada. Isso também explicaria as variações regionais da cantiga. Afinal, deixamos o Zambelê ou o Zé Pereira ficar?”.

A brincadeira estimula a atenção, concentração, cooperação, coordenação motora, linguagem, memória, ritmo… ufa! Vários benefícios! O brincar é uma necessidade e é direito da criança; é no brincar que a criança se socializa, tomando consciência dos papéis que assume durante as brincadeiras tendo a oportunidade de se desenvolver.

É através do jogo e da brincadeira que a criança entende melhor o mundo em que ela vive e que frequenta. As Cantigas de Roda são brincadeiras com um rico desenvolvimento para as crianças.
Além de ser uma lembrança na sua vida, ao realizá-las as crianças vão repetir as ordens que a música emite, socializando, vivenciando ritmos e sons e preservando o aspecto cultural.

 
 
 
 

Como se Brinca

 

COMO SE BRINCA:

Educação Infantil
1ª Variação: Sentado na Roda – Maternal 3 anos Os alunos dispostos em circulo todos sentados no chão.
Ao iniciar a cantiga farão movimentos de bater as mãos no chão e bater palmas. Nos versos: “Tira” = Levantam as mãos e os pés para cima “Põe” = Colocam os pés de volta ao chão “Deixa ficar” = Bate os pés no chão “Guerreiros, com guerreiros” = voltam a bater as mãos no chão e bater palmas. “Fazem zig zig zá”= Balançam as mãos para a Direita e para Esquerda. E inicia tudo novamente.
2ª Variação: Cantando e brincando com as mãos – 1º Período 4 anos Nessa variação os alunos se posicionaram em duplas, um de frente para o outro. A brincadeira consiste em cantar a cantiga Escravos de Jó enquanto bate nas mãos do colega e, em seguida bate as próprias mãos. Nos versos: “Tira” = Levantam as mãos para cima “Põe” = Colocam as mãos espalmadas nas mãos do colega à frente “Deixa ficar” = Bate as mãos, nas mãos do colega, duas vezes “Guerreiros, com guerreiros” = voltam a bater as mãos, como no inicio. “Fazem zig zig zá”= Saltitam o corpo para a direita e para esquerda. E inicia tudo novamente.
3ª Variação: Cantando na Roda – 2º Período 5 anos Convidamos os alunos para brincarem de roda, em círculo de mãos dadas, cantam e giram para a Direita marcando o tempo forte da música batendo o pé no chão, todos juntos. No verso: “Tira” = todos saltam para fora da roda permanecendo de mãos dadas. “Põe” = todos saltam para dentro da roda permanecendo de mãos dadas. “Deixa ficar” = Insistem no movimento fazendo um Twister no mesmo lugar. “Guerreiros...” = voltam a girar “Zig Zig Za” = Saltitam da direita para esquerda e continuam a roda.


Ensino Fundamental 1
1ª Variação: Cantando e Marcando o Ritmo Ao mesmo tempo em que cantam, os participantes movem objetos seguindo um ritmo determinado. Cada participante tem um objeto. Durante cada rodada de canto, o objeto que está na mão de cada participante deverá ser passado para o participante à sua direita, com movimentos e sequência ditados pelos versos da canção. Você perceberá que o jogo admite dois resultados. Se todos jogam corretamente, o movimento grupal é harmonioso e constante e os objetos fluem ritmicamente entre os participantes. Se alguém perde o rítmo, os objetos se acumulam em pontos específicos da roda de participantes.
A probabilidade de erro será muito grande nas rodadas iniciais devido à falta de coordenação do grupo. A cada erro, você deverá suspender a atividade e solicitar uma avaliação da situação pelos participantes. A causa do erro deve ser identificada e sugestões de mudanças serem formuladas pelos próprios aprendizes. Os participantes, em nova rodada do jogo, tentam programar as mudanças. Novo erro, nova parada, nova avaliação, nova mudança. Depois do acerto do grupo, as rodadas em ritmo crescente são repetidas. Em qualquer momento do jogo, na ocorrência de erros, você deve repetir as paradas, as avaliações e as mudanças.
Dominadas as competências necessárias ao jogo (cantar a música, fazer os movimentos adequados, ajustar o próprio ritmo ao ritmo dos companheiros e da música, manter a concentração…), convide os alunos a experimentarem variações do mesmo. A música pode deixar de ser cantada e passar a ser murmurada ou assoviada. Por fim, todos jogam silenciosamente, cantando mentalmente a música e o som dos objetos tocando ritmicamente o chão domina o ambiente.
Como brincar: Cada um coloca um objeto à sua frente. Enquanto canta, a criança pega o objeto e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos: “Tira, põe ” = todas tiram o objeto da frente levantando – o para cima e depois retorna de volta para a frente. “Deixa ficar! ” = deixam ali por alguns segundos, levanta os braços para cima balançando as mãos. “Guerreiros com guerreiros”= as crianças retomam os movimentos. “Fazem zigue, zigue, zá! ” = nesse momento, os participantes seguram o objeto movimentando-o de lá para cá e deixando-o, por fim, na frente do colega. Terminado o jogo promova uma discussão sobre a experiência vivida. Na discussão deve ficar claro que os participantes viveram uma experiência de aprender a fazer associada à de aprender a conviver.
As questões fundamentais que devem orientar a discussão são: como aprenderam a fazer (a cantar a música, as técnicas do jogo) e como aprenderam a conviver (a coordenar seus movimentos com os demais e cooperar com os outros na realização da tarefa comum).

2ª Variação: Cantando com Percussão de Copos Os alunos podem estar dispostos em circulo ou em fileiras, cada um com um copo de alumínio ou de plástico. A percussão de copos são movimentos sincronizados de todos ao mesmo tempo estabelecendo uma sonoridade percussiva a cantiga. Movimentos da Percussão: 02 Palmas Bater as mãos no chão 3x = o o o 01 Palma Bate copo no chão com mão direita 01 Palma Pega copo com mão direita, bate boca do copo na mão esquerda Bate fundo do copo no chão com mão direita Troca o copo de mão, vai para mão esquerda Bate mão direita 01 vez no chão Volta o copo, com a mão esquerda, de boca para baixo para o chão. Inicia novamente a percussão.

Toda cantiga é cantada seguindo o ritmo da percussão. Apenas nos versos: “Tira” = todos tiram o copo do chão. “Põe” = todos colocam o copo no chão. “Deixa ficar” = Levanta os braços balançando as mãos.

3ª Variação: Cantando e Jogando dentro e fora Os alunos são posicionados em um círculo grande.

No meio da roda se escolhe 04 alunos para marcar o ritmo com o cano, cabo de vassoura ou outro material que possa se adaptar a ação. Também são escolhidos 04 alunos para saltar entre os espaços abertos.

Como se brinca: Os alunos no círculo deverão cantar a música Escravos de Jó marcando o pulso forte com palmas. Exemplo: esCRAvos de JÓ = nas letras maiúsculas são as palmas. E o ritmo que será seguido para abrir e fechar os bastões. Seguindo a melodia os alunos que irão saltar deverão saltar dentro dos vãos criados e fora, como um jogo da velha, porém sempre saltando lateralmente. Nos versos: “Tira” = todos saltam para fora de onde estão com os pés paralelos. “Põe, Deixa ficar” = todos saltam para dentro do quadrado desenhado no encontro dos bastões e aguardam alguns segundos, um descanso! “Guerreiros, com guerreiros” = inicia –se novamente os saltos laterais “Zig zig za”= com apenas uma perna dentro do quadrado desenhado saltita seguindo o ritmo marcado.

Obs.: No “ZA” faz a união dos dois pés para iniciar a brincadeira novamente. Referência Bibliográfica: BALOUSSER, A. V. Quem era Jó, por que ele tinha escravos e o que diabo é caxangá?.

 

 

VÍDEO:

 

 

 
 
 

Conteúdo

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A BRINCADEIRA:

 

 

Revista Superinteressante. São Paulo. Setembro. 2008.

Acesso em: 13 de maio. 2015. Araújo, A. P. Cantigas de Roda. InfoEscola: navegando e Aprendendo. Disponível em: . Acesso em: 14 de maio. 2015 Variação de jogo de Escravo de Jó. Disponivel em: .

Acesso dia 14 de maio. 2015.
Professores Responsáveis:
Educação Física: Graciela Eurides Costa Bruno Ribeiro
Música: Renata Freitas
Coordenadora Pedagógica: Márcia Helena Silva de Moura
Gestor: João Manoel Franco

 

 



 
           

 
 
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Mensagem:

 

 
Nome: Maria Regina dos Santos Silva 
Mensagem: Professora Adriana, parabéns pelo projeto.
Que delícia brincar! As crianças amam e se divertem muito.
Tudo isso ajuda a melhorar a coordenação motora, a lateralidade, o ritmo, a socialização e muito mais, nos alunos.
Continue esse projeto e que Deus a abençoe.

Assista também do meu colégio aqui de São Paulo, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, com a Professora Ester, acredito que vão gostar.

Beijos carinhosos.
   
Nome: Patricia Stetner
Mensagem: Adorei, também estamos preparando nossos alunos para a nossa brincadeira.
   
Nome: Cassiano Santos de Freitas
Mensagem: Pra mim é uma satisfação sem limites compartilhar um pouco deste conhecimento com nossas crianças. Conhecimento da identidade cultural de nosso país, assim construindo o conhecimento e formando pessoas para um futuro melhor
   
Nome: Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem: Professora Viviane, prabéns pelo projeto tão divertido. As crianças amam esse tipo de brincadeira de roda.
Assista também do meu coléggio, da minha amiga Professora Ester, do Colégio Mackenzie Tamboré de São Paulo. Acho que você gostar¡a.
Beijo em todos vocês!
   
Nome: Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem: Parabéns Colégio Enriqueta, alunos e professores, pelo projeto lindo.
Amei!
Assistam também ao Colégio Mackenzie Tamboré, São Paulo-Brasil. Vocês vão gostar.

Que Deus continue a prosperar esse colégio.
   
Nome: Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem: Parabéns Colégio Enriqueta, alunos e professores, pelo projeto lindo.
Amei!
Assistam também ao Colégio Mackenzie Tamboré, São Paulo-Brasil. Vocês vão gostar.

Que Deus continue a prosperar esse colégio.
   
Nome: Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem: Professora Adriana, parabéns pelo projeto.
Que delícia brincar! As crianças amam e se divertem muito.
Tudo isso ajuda a melhorar a coordenação motora, a lateralidade, o ritmo, a socialização e muito mais, nos alunos.
Continue esse projeto e que Deus a abençõe.

Assista também do meu colégio aqui de São Paulo, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, com a Professora Ester, acredito que vão gostar.

Beijos carinhosos.
   
Nome: Noeme Refundini
Mensagem: Olá¡!! Esther que lindo esse trabalho, maravilhoso ver essas crianças cantando com tanta expressividade. Parabéns!!
   
Nome: Marina Dutra
Mensagem: Parabéns Valerie pelo trabalho! Muito bom!!!
   
Nome: Felipe Rosário
Mensagem: Parabéns
   
Nome: Roberta T. Martins
Mensagem: Parabéns pelo lindo e cativante trabalho!
   
Nome: Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem: Querida amiga e colega de trabalho Ester,

Sou sua fã, amo o seu trabalho. Tenho orgulho de você e dos meus alunos que participam do coral.

Beijo grande e que Deus continue te abençoando
   
   
Nome: mauraleao@yazigi.com
Mensagem: Muito orgulho do seu trabalho, Valerie!!!! Parabéns