BRINCADEIRA CANTADA: CANTIGAS E BRINCADEIRAS: VARIAÇÕES DE ESCRAVOS DE JÓ
ORIGEM:
Versão popular da Região Sudeste Escravos de Jó
(versão "tira, põe")
Escravos de Jó, jogavam caxangá. Escravos de Jó,
jogavam caxangá Tira, põe, deixa ficar... Guerreiros com guerreiros,
fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá
Variações de outras Regiões Versão popular da Região Centroeste Escravos
de Jó (versão Zé Pereira) Escravos de Jó, jogavam caxangá, Escravos de
Jó, jogavam caxangá. Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar... Guerreiros
com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem
zigue zigue zá. . Escravos de Jó (versão Zambelê) Escravos de Jó,
jogavam caxangá, Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, põe, deixa o
Zambelê ficar... Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá,
Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá. Escravos de Jó (versão
Cão Guerreiro) Escravos de Jó, jogavam caxangá, Escravos de Jó, jogavam
caxangá. Tira, bota, deixa o cão guerreiro entrar... Guerreiros com
guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue
zigue zá. Versão popular da Região Norte Escravos de Jó (versão "vamos a
Belém") Escravos de Jó, jogavam caxangá, Escravos de Jó, jogavam
caxangá. Tira, bota, vamos a Belém, que vai que vem... Guerreiros com
guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue
zigue zá.
Origem Mas você sabe quem era Jó? Por que ele tinha escravos? Que jogo caxangá é esse? Jó é um personagem bíblico do antigo
testamento que possuía uma grande paciência. Dai a expressão "Paciência
de Jó". Segundo a Bíblia, Deus apostou com o Diabo
que Jó, mesmo perdendo as coisas mais preciosas que possuía (filhos e
fortuna) não perderia a fé. Daí para frente é só mistério. Nada indica
que Jó tivesse escravos. O mais provável é que a cultura negra tenha se
apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga de
roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá
seriam para despistar os capitães-do-mato. O significado de caxangá é
ainda mais misterioso. Segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de
Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa
“mata extensa”. Já para o Dicionário do Folclore Brasileiro é um adereço
usado pelas mulheres alagoanas. A palavra também já foi associada aos
saquinhos utilizados no contrabando de sementes para as senzalas. Tudo
indica que, de boca em boca, o significado da palavra, ou até mesmo a
composição dos versos, tenha sido muito modificada. Isso também
explicaria as variações regionais da cantiga. Afinal, deixamos o Zambelê
ou o Zé Pereira ficar?”.
A brincadeira estimula a atenção,
concentração, cooperação, coordenação motora, linguagem, memória, ritmo…
ufa! Vários benefícios! O brincar é uma necessidade e é direito da
criança; é no brincar que a criança se socializa, tomando consciência
dos papéis que assume durante as brincadeiras tendo a oportunidade de se
desenvolver.
É através do jogo e da brincadeira que a
criança entende melhor o mundo em que ela vive e que frequenta. As
Cantigas de Roda são brincadeiras com um rico desenvolvimento para as
crianças. Além de ser uma lembrança na sua vida, ao
realizá-las as crianças vão repetir as ordens que a música emite,
socializando, vivenciando ritmos e sons e preservando o aspecto
cultural.
Como se Brinca
COMO SE
BRINCA:
Educação Infantil
1ª Variação:
Sentado na Roda – Maternal 3 anos Os alunos dispostos em circulo todos
sentados no chão.
Ao iniciar a cantiga farão movimentos de bater as mãos no chão e bater
palmas. Nos versos: “Tira” = Levantam as mãos e os pés para cima “Põe” =
Colocam os pés de volta ao chão “Deixa ficar” = Bate os pés no chão
“Guerreiros, com guerreiros” = voltam a bater as mãos no chão e bater
palmas. “Fazem zig zig zá”= Balançam as mãos para a Direita e para
Esquerda. E inicia tudo novamente.
2ª Variação: Cantando e brincando com
as mãos – 1º Período 4 anos Nessa variação os alunos se posicionaram em
duplas, um de frente para o outro. A brincadeira consiste em cantar a
cantiga Escravos de Jó enquanto bate nas mãos do colega e, em seguida
bate as próprias mãos. Nos versos: “Tira” = Levantam as mãos para cima
“Põe” = Colocam as mãos espalmadas nas mãos do colega à frente “Deixa
ficar” = Bate as mãos, nas mãos do colega, duas vezes “Guerreiros, com
guerreiros” = voltam a bater as mãos, como no inicio. “Fazem zig zig
zá”= Saltitam o corpo para a direita e para esquerda. E inicia tudo
novamente.
3ª Variação: Cantando na Roda – 2º Período 5 anos Convidamos
os alunos para brincarem de roda, em círculo de mãos dadas, cantam e
giram para a Direita marcando o tempo forte da música batendo o pé no
chão, todos juntos. No verso: “Tira” = todos saltam para fora da roda
permanecendo de mãos dadas. “Põe” = todos saltam para dentro da roda
permanecendo de mãos dadas. “Deixa ficar” = Insistem no movimento
fazendo um Twister no mesmo lugar. “Guerreiros...” = voltam a girar “Zig
Zig Za” = Saltitam da direita para esquerda e continuam a roda.
Ensino
Fundamental 1
1ª Variação: Cantando e Marcando o Ritmo Ao mesmo tempo em
que cantam, os participantes movem objetos seguindo um ritmo
determinado. Cada participante tem um objeto. Durante cada rodada de
canto, o objeto que está na mão de cada participante deverá ser passado
para o participante à sua direita, com movimentos e sequência ditados
pelos versos da canção. Você perceberá que o jogo admite dois
resultados. Se todos jogam corretamente, o movimento grupal é harmonioso
e constante e os objetos fluem ritmicamente entre os participantes. Se
alguém perde o rítmo, os objetos se acumulam em pontos específicos da
roda de participantes.
A probabilidade de erro será muito grande nas rodadas iniciais devido à
falta de coordenação do grupo. A cada erro, você deverá suspender a
atividade e solicitar uma avaliação da situação pelos participantes. A
causa do erro deve ser identificada e sugestões de mudanças serem
formuladas pelos próprios aprendizes. Os participantes, em nova rodada
do jogo, tentam programar as mudanças. Novo erro, nova parada, nova
avaliação, nova mudança. Depois do acerto do grupo, as rodadas em ritmo
crescente são repetidas. Em qualquer momento do jogo, na ocorrência de
erros, você deve repetir as paradas, as avaliações e as mudanças.
Dominadas as competências necessárias ao jogo (cantar a música, fazer os
movimentos adequados, ajustar o próprio ritmo ao ritmo dos companheiros
e da música, manter a concentração…), convide os alunos a experimentarem
variações do mesmo. A música pode deixar de ser cantada e passar a ser
murmurada ou assoviada. Por fim, todos jogam silenciosamente, cantando
mentalmente a música e o som dos objetos tocando ritmicamente o chão
domina o ambiente.
Como brincar: Cada um coloca um objeto à sua
frente. Enquanto canta, a criança pega o objeto e coloca na frente do
colega, sentado à sua direita. Nos versos: “Tira, põe ” = todas tiram o
objeto da frente levantando – o para cima e depois retorna de volta para
a frente. “Deixa ficar! ” = deixam ali por alguns segundos, levanta os
braços para cima balançando as mãos. “Guerreiros com guerreiros”= as
crianças retomam os movimentos. “Fazem zigue, zigue, zá! ” = nesse
momento, os participantes seguram o objeto movimentando-o de lá para cá
e deixando-o, por fim, na frente do colega. Terminado o jogo promova uma
discussão sobre a experiência vivida. Na discussão deve ficar claro que
os participantes viveram uma experiência de aprender a fazer associada à
de aprender a conviver.
As questões fundamentais que devem orientar a
discussão são: como aprenderam a fazer (a cantar a música, as técnicas
do jogo) e como aprenderam a conviver (a coordenar seus movimentos com
os demais e cooperar com os outros na realização da tarefa comum).
2ª
Variação: Cantando com Percussão de Copos Os alunos podem estar
dispostos em circulo ou em fileiras, cada um com um copo de alumínio ou
de plástico. A percussão de copos são movimentos sincronizados de todos
ao mesmo tempo estabelecendo uma sonoridade percussiva a cantiga.
Movimentos da Percussão: 02 Palmas Bater as mãos no chão 3x = o o o 01
Palma Bate copo no chão com mão direita 01 Palma Pega copo com mão
direita, bate boca do copo na mão esquerda Bate fundo do copo no chão
com mão direita Troca o copo de mão, vai para mão esquerda Bate mão
direita 01 vez no chão Volta o copo, com a mão esquerda, de boca para
baixo para o chão. Inicia novamente a percussão.
Toda cantiga é cantada seguindo o ritmo da
percussão. Apenas nos versos: “Tira” = todos tiram o copo do chão. “Põe”
= todos colocam o copo no chão. “Deixa ficar” = Levanta os braços
balançando as mãos.
3ª Variação: Cantando e Jogando dentro e fora Os
alunos são posicionados em um círculo grande.
No meio da roda se escolhe 04 alunos para marcar o
ritmo com o cano, cabo de vassoura ou outro material que possa se
adaptar a ação. Também são escolhidos 04 alunos para saltar entre os
espaços abertos.
Como se brinca: Os alunos no círculo deverão cantar
a música Escravos de Jó marcando o pulso forte com palmas. Exemplo:
esCRAvos de JÓ = nas letras maiúsculas são as palmas. E o ritmo que será
seguido para abrir e fechar os bastões. Seguindo a melodia os alunos que
irão saltar deverão saltar dentro dos vãos criados e fora, como um jogo
da velha, porém sempre saltando lateralmente. Nos versos: “Tira” = todos
saltam para fora de onde estão com os pés paralelos. “Põe, Deixa ficar”
= todos saltam para dentro do quadrado desenhado no encontro dos bastões
e aguardam alguns segundos, um descanso! “Guerreiros, com guerreiros” =
inicia –se novamente os saltos laterais “Zig zig za”= com apenas uma
perna dentro do quadrado desenhado saltita seguindo o ritmo marcado.
Obs.: No “ZA” faz a união dos dois pés para iniciar
a brincadeira novamente. Referência Bibliográfica: BALOUSSER, A. V. Quem
era Jó, por que ele tinha escravos e o que diabo é caxangá?.
Acesso em: 13 de maio. 2015. Araújo, A. P.
Cantigas de Roda. InfoEscola: navegando e Aprendendo. Disponível em: .
Acesso em: 14 de maio. 2015 Variação de jogo de Escravo de Jó.
Disponivel em: .
Acesso dia 14 de maio. 2015.
Professores Responsáveis:
Educação Física: Graciela Eurides Costa Bruno Ribeiro
Música: Renata Freitas
Coordenadora Pedagógica: Márcia Helena Silva de Moura
Gestor: João Manoel Franco
Deixe seu comentário
Nome:
Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem:
Professora Adriana, parabéns pelo projeto.
Que delícia brincar! As crianças amam e se divertem muito.
Tudo isso ajuda a melhorar a coordenação motora, a
lateralidade, o ritmo, a socialização e muito mais, nos
alunos.
Continue esse projeto e que Deus a abençoe.
Assista também do meu colégio aqui de São Paulo, o Colégio
Presbiteriano Mackenzie Tamboré, com a Professora Ester,
acredito que vão gostar.
Beijos carinhosos.
Nome:
Patricia Stetner
Mensagem:
Adorei, também estamos preparando nossos alunos para a nossa
brincadeira.
Nome:
Cassiano Santos de Freitas
Mensagem:
Pra mim é uma satisfação sem limites compartilhar um pouco deste
conhecimento com nossas crianças. Conhecimento da identidade
cultural de nosso país, assim construindo o conhecimento e
formando pessoas para um futuro melhor
Nome:
Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem:
Professora Viviane, prabéns pelo projeto tão divertido. As
crianças amam esse tipo de brincadeira de roda.
Assista também do meu coléggio, da minha amiga Professora Ester,
do Colégio Mackenzie Tamboré de São Paulo. Acho que você
gostar¡a.
Beijo em todos vocês!
Nome:
Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem:
Parabéns Colégio Enriqueta, alunos e professores, pelo projeto
lindo.
Amei!
Assistam também ao Colégio Mackenzie Tamboré, São Paulo-Brasil.
Vocês vão gostar.
Que Deus continue a prosperar esse colégio.
Nome:
Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem:
Parabéns Colégio Enriqueta, alunos e professores, pelo projeto
lindo.
Amei!
Assistam também ao Colégio Mackenzie Tamboré, São Paulo-Brasil.
Vocês vão gostar.
Que Deus continue a prosperar esse colégio.
Nome:
Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem:
Professora Adriana, parabéns pelo projeto.
Que delícia brincar! As crianças amam e se divertem muito.
Tudo isso ajuda a melhorar a coordenação motora, a lateralidade,
o ritmo, a socialização e muito mais, nos alunos.
Continue esse projeto e que Deus a abençõe.
Assista também do meu colégio aqui de São Paulo, o Colégio
Presbiteriano Mackenzie Tamboré, com a Professora Ester,
acredito que vão gostar.
Beijos carinhosos.
Nome:
Noeme Refundini
Mensagem:
Olá¡!! Esther que lindo esse trabalho, maravilhoso ver essas
crianças cantando com tanta expressividade. Parabéns!!
Nome:
Marina Dutra
Mensagem:
Parabéns Valerie pelo trabalho! Muito bom!!!
Nome:
Felipe Rosário
Mensagem:
Parabéns
Nome:
Roberta T. Martins
Mensagem:
Parabéns pelo lindo e cativante trabalho!
Nome:
Maria Regina dos Santos Silva
Mensagem:
Querida amiga e colega de trabalho Ester,
Sou sua fã, amo o seu trabalho. Tenho orgulho de você e dos meus
alunos que participam do coral.
Beijo grande e que Deus continue te abençoando
Nome:
mauraleao@yazigi.com
Mensagem:
Muito orgulho do seu trabalho, Valerie!!!! Parabéns